Nossos projetos continuados

Empoderamos comunidades e amplificamos vozes para um futuro justo.

A Escola Periferica e Itinerante de Audiovisual é um projeto social de cultura e comunicação critica que visa proporcionar conhecimento e educação audiovisual para comunidades que não têm acesso aos recursos necessários para desenvolver suas habilidades e talentos. O projeto tem como objetivo levar capacitação de qualidade para áreas com baixa renda e alta desigualdade social, a fim de permitir que seus habitantes tenham oportunidades igualitárias para o desenvolvimento de seus talentos e habilidades. O projeto oferece cursos de educação audiovisual, capacitação de instrutores e produção de conteúdo, além de outras atividades de apoio como acesso à tecnologia para permitir que os alunos se comuniquem globalmente. Estas atividades fornecem aos alunos os meios necessários para criar conteúdo audiovisual de qualidade e participar de discussões críticas sobre questões relacionadas ao seu território.

A RAP, REDE AUDIOVISUAL PERIFÈRICA, é uma iniciativa voltada para alcançar os mais diversos territórios periféricos, promovendo inclusão de agentes locais em todos os processos de criação, produção e difusão audiovisual. Seu trabalho consiste em articular talentos comunitários, formar multiplicadores e estimular a participação ativa de moradores, coletivos e grupos culturais na construção de narrativas próprias. Ao se propor a incluir agentes locais em seu fazer, a RAP fortalece a criação colaborativa, valoriza experiências culturais autênticas e contribui para que as periferias sejam protagonistas do audiovisual brasileiro. Assim, promove o acesso democrático aos meios de comunicação, estimulando o surgimento de novos núcleos de produção, amplia o alcance das vozes periféricas e potencializa o impacto social das práticas culturais nos territórios.

O projeto NovaTV – Comunicação e Cultura em Movimento propõe um ciclo contínuo de formação, produção e exibição audiovisual nos municípios da Baixada Fluminense, com foco em Nova Iguaçu e cidades vizinhas. A iniciativa é uma ação integrada entre os projetos EPA – Escola Periférica de Audiovisual, a RAP – Rede Audiovisual Periférica e a APN – Agência Periférica de Notícias, articuladas pela NovaTV, uma plataforma colaborativa de comunicação comunitária.                                O projeto NOVA TV – Comunicação Popular em Movimento busca democratizar o acesso aos meios de produção e difusão audiovisual, valorizando os saberes e as expressões das periferias através da arte, da cultura e da comunicação popular. A proposta visa formar novos realizadores e comunicadores, fomentar redes locais de criação e estimular o protagonismo comunitário, utilizando o audiovisual como ferramenta de mobilização social e transformação cultural. As atividades gratuitas e abertas garantem acessibilidade plena, inclusão social e formação cidadã, fortalecendo a identidade cultural e o direito à comunicação das populações periféricas.

Projetos

Empoderando comunidades e celebrando a diversidade cultural através da imagem.

A Narractiva Periférica transformou nossa comunidade, amplificando vozes e documentando nossa cultura. Um trabalho essencial para um futuro mais justo e inclusivo.

Maria Silva

A large group of people gathers in an open outdoor space, engaging in what appears to be a community dance or social gathering. Many participants are dressed in traditional or cultural attire, with some wearing hats and scarves. The background shows a modern building surrounded by trees and shrubs.
A large group of people gathers in an open outdoor space, engaging in what appears to be a community dance or social gathering. Many participants are dressed in traditional or cultural attire, with some wearing hats and scarves. The background shows a modern building surrounded by trees and shrubs.

★★★★★