Experiência Internacional

O acúmulo internacional que originou a Narractiva Periférica é fruto de uma rica trajetória por diversos países da América Latina e do Caribe, especialmente na República Dominicana. Ali, durante anos, foram executadas diversas propostas de cultura e comunicação para o desenvolvimento, com o apoio de instituições internacionais, como a AECID (Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento), PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) e OXFAM.

Esse processo internacional também representou uma exportação metodológica do projeto TV Maxambomba, experiência pioneira surgida em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. A partir do trabalho local, a metodologia, os aprendizados e a abordagem de comunicação popular desenvolvidos em Nova Iguaçu foram compartilhados, adaptados e aplicados em outros contextos, fortalecendo o intercâmbio e a construção de redes entre Brasil, Caribe e América Latina.

Projetos como TV Machepa, TV Bateyes e iniciativas em El Cercado e a criação do BRADOM-Centro Caribenho de Cultura e Comunicação para o desenvolvimento são exemplos dessa internacionalização do modelo, mostrando como a experiência local inspirou ações inovadoras fora do país e contribuiu para a formação de metodologias participativas, colaborativas e comprometidas com a transformação social. Essa trajetória consolidou uma visão plural sobre cultura comunitária, inclusão social e comunicação cidadã, fazendo da Narractiva Periférica um projeto de referência ao que se refere à cultura e comunicação comunitária.

El desafío de la convivencia CIIR/Progresio/UK/RD

Le cacao fève d`avenir à Saint Domingue - Ethiquable/France/RD

Café Haiti OXFAM/RD/UK